Em áreas urbanas as espécies de baratas mais comuns são duas: a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a francezinha ou alemãzinha ( Blatella germanica ).

São ativas principalmente à noite quando deixam seus abrigos à procura de alimentos.
Possuem hábitos alimentares bastante variados, preferindo àqueles ricos em amido, açúcar ou gordurosos. Podem alimentar-se também de celulose como papéis, ou ainda excrementos, sangue, insetos mortos, resíduos de lixo ou esgoto. Tem o hábito de regurgitar um pouco do alimento parcialmente digerido e depositar fezes, freqüentemente ao mesmo tempo em que se alimentam. Preferem locais quentes e úmidos.

A barata de esgoto normalmente habita locais com muita gordura e matéria orgânica em abundância como galerias de esgoto, bueiros, caixas de gordura e de inspeção. São excelentes voadores.

A barata francezinha habita principalmente cozinhas e despensas em locais como armários, gavetas, interruptores de luz, aparelhos eletrodomésticos, dentro de vãos de batentes, rodapés, sob pias, dutos de fiação elétrica e locais como garagens ou sótãos com depósitos de papel e principalmente caixas de papelão, entres outros. Passam 75% do seu tempo abrigadas próximos aos alimentos.

Percebe-se que um local está infestado por baratas através de sinais como fezes, ootecas vazias, esqueletos ou cascas de ninfas quando estas se transformam em adultos, e em altas infestações, observa- se as baratas durante o dia e há odor característico.


Causas:
Lixo, principalmente, restos alimentares, lixeiras.
Solução: Remover, diariamente, todo lixo, principalmente, restos alimentares, recolhendo-se em sacos plásticos.

Causas:
Acondicionamento de alimentos.
Solução:doces,Paes,biscoitos devem ser guardados em vasilhas bem fechadas ou em geladeira.lavar, semanalmente, a lixeira. Mante-la seca e bem fechada.

Causas:
Caixas de gordura e esgoto
Solução: limpar,quinzenalmente,as caixas de gordura e de esgoto.Mante-las sempre bem fechada.
Usar luvas e botas de borracha, na execução desta tarefa.

Causas:
Ralos
Solução: Os ralos da cozinha,área de serviço e banheiros devem ser limpos, semanalmente, e tratados com creolina. Devem ser do tipo que impeça a passagem de insetos quando em desuso.

Causas:
Frestas de armários e portas
Solução: As frestast de armários de cozinha, em cima e abaixo de pia, devem servedados. Limpar, semanalmente, o interior desses armários. Manter a bancada da pia bem seca e limpa durante a noite.Usar vedação de borracha em todas as portas que dão para o exterior.

Causas:
Fogão e geladeira
Solução: limpar, diariamente, o fogão e embaixo da geladeira.A borracha das portas das geladeiras não devem ter rasgões ou furos.

Causas:
Interruptores de luz, saída de telefones, etc.
Solução: manter bem justas as tampas.substituir as tampas quebradas.


Para o controle de baratas utilizamos aplicação de gel-isca em pontos estratégicos. São eles: parte interna de armários, embaixo de bancadas, em frestas, atrás de quadros, equipamentos elétricos e eletrônicos, por servirem de abrigo para baratas. Denominamos gel-isca porque, além de ser um gel, é claro, ele tem a finalidade de atrair as baratas e fazer com que elas ingiram e, assim, morram com o veneno.

As baratas mortas por isca-gel, sendo ingeridas por outras baratas, também morrem, potencializando o efeito do gel. Desta forma, em pouco tempo, a infestação diminui até desaparecer.

Mesmo que ocorra uma reinfestação, com baratas vindo de fora, o gel continua atuando e não permitindo que se estabeleçam novos focos. O gel atua tanto em baratas grandes (Periplaneta americana) como pequenas (Blatella germânica).

Com a finalidade de controlar e eliminar os focos de baratas provenientes de esgoto (Periplaneta americana), aplicamos inseticida na forma líquida nos ralos, já que eles servem de ligação para as redes de esgoto. Este método de controle de baratas não interfere na rotina diária, porém alguns cuidados fazem-se necessários: Por causa da aplicação nos ralos, apesar do inseticida ter baixíssimo odor, pessoas extremamente sensíveis devem ficar afastadas por um período de 6 horas.

É necessário afastar os animais domésticos de próximo dos ralos para que não ingiram ou pisem no local no qual foi aplicado o inseticida;A limpeza do local deve ser feita antes do retorno do animal;Pessoas idosas, gestantes e crianças podem permanecer na parte social da residência durante a execução do serviço, porém recomenda-se evitar os locais de aplicação de inseticida;