>> HABITO
>> PREVENÇÃO
>> METODOLOGIA

 

TRAÇAS

HABITO

Pelo nome comum de traça são listados alguns grupos de insetos, variando desde espécies de tisanuros (traças dos livros) até lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam grãos armazenados e roupas, sendo chamadas de traças das roupas.
As traças das roupas pertencem à Ordem Lepidoptera, particularmente à família Tineidae, e são microlepidópteros que atacam roupas de lã, tapetes, peles de animais, etc. As formas jovens destas traças são lagartas e, em algumas espécies, como a Tineola uterella Walsingham, podem ficar protegidas por um estojo chato em forma de losango, sendo encontradas aderidas a superfícies tais como paredes, móveis, etc. Este estojo, aberto em ambas as extremidades, permite a movimentação da lagarta, nas superfícies em que está aderida.
Não é raro encontrarmos pragas de produtos armazenados em nossa casa. Poucas pessoas sabem porque o problema aparece, ou como identifica-lo.
Muitas destas pragas são transportadas através de produtos que já vem infestados da loja. Outras aparecem quando armazenamos produtos suscetíveis ao seu ataque por um longo período.
Encontrar repetidamente o mesmo inseto em casa é uma boa indicação de que temos um problema com uma praga dos produtos armazenados. Estas ocorrem geralmente na cozinha ou dispensa.
Reconhecer a praga ajuda a elimina-la ou pelo menos, descobrir onde está o foco.
As traças dos produtos armazenados são encontradas em armários onde são guardados os produtos alimentícios. Elas são mais comumente encontradas em farinhas, achocolatados, chocolates, leite em pó, frutas secas, bolachas em geral, rações de animais (aves, cães e gatos) e numa variedade de grãos.
CONTROLE – Ao encontrar o foco, este deve ser eliminado. Caso a infestação esteja alta, com traças ocorrendo nas frestas dos armários, ou outros esconderijos, uma empresa controladora de pragas deve ser contactada.
Várias espécies de besouros (carunchos) podem ser encontradas alimentando-se de produtos de origem animal e vegetal, entre eles, os produtos armazenados. Entre estes últimos, citam-se o leite em pó, diversos grãos, macarrão, frutas secas, entre outros.
Traças - Curiosidades
Traças dos Livros

MASCOTE DA FAMÍLIA
Espécies do gênero Lepisma podem viver de dois a três anos e meio enquanto espécies de Ctenolepisma apresentam uma longevidade de 7 a 8 anos, ou seja, as traças podem fazer parte da família por um bom tempo.

NOVOS VIZINHOS
As traças podem botar de 1000 a 3500 ovos durante sua vida depositando dois a três ovos por dia.

DIETA PREFERIDA
Lenço de papel e papel celofane fazem parte da dieta preferida da traça, enquanto papel jornal ou papel de embrulho são os menos preferidos. No entanto, o manjar dos deuses para as traças são as letras douradas de livros encadernados.

ÁGUA, NEM MORTA
Algumas espécies de traça, tais como a Ctenolepisma longicaudata, nunca bebem líquido, retirando a água através de oxidações metabólicas dos alimentos que consomem.

Instruções de serviço contra traças

- Esvaziar armários e estantes onde se verificou o problema.Os armários serão pulverizados por dentro e por trás,bem como as paredes;
- Afastar crianças, animais, gestantes e pessoas idosas por um período de 6 (seis) horas. Pessoas alérgicas, asmáticas ou muito sensíveis afastar por no mínimo 24 (vinte quatro) horas;
- Retirar bomba de aeração por no mínimo de 6 (seis) horas ou cobrir o aquário pelo mesmo período;
- A limpeza com água e sabão, so devera ser feita após 24 (vinte e quatro) horas;
- Deixar o ambiente bem arejado, com portas e janelas abertas;
- Locais com pintura e/ou sinteco recentes não poderão ser executados serviços de dedetizaçao, somente após 30 (trinta) dias;
- A pessoa que acompanhar o serviço, devera afastar-se do local por período mínimo de 2 (duas) horas, para total secagem do local.





                                                                                                               < Voltar ao topo >

PREVENÇÃO

Causas:
Estante de livros

Solução: limpar e arrumar freqüentemente os livros.colocando entre eles algumas bolinhas de naftalina.

Causas:
GUARDA ROUPAS .

Solução: examina-los regularmente.manter as gavetas sempre limpas, nunca forradas com papeis, colocando algumas bolinhas de naftalina entre as roupas

Causas:
MÓVEIS E QUADROS

Solução:Limpar sempre as partes inferiores dos moveis e atras dos moveis dos quadros pendurados nas paredes.Vedar as frestas existentes nos moveis e quadros eliminar os que estão fora de uso.

Causas:
PORÕES E DESPENSAS

Solução: mante-los limpos, arrumados e bem iluminados.evitar o acumulo de jornais, revistas, e quaisquer outro tipo de papeis usados, bem como colchões, moveis estofados e retalhosde tecidos diversos

Causas:

PORTAS E RODAPÉS
Solução: :devem ser calafetadas as frestas existentes nos batentes de portas e rodapés

Causas:
CORTINAS

Solução: Mante-las acima dos rodapés e afastadas das paredes,examina-las constantemente.

                                                                                                               < Voltar ao topo >

METODOLOGIA


Vai variar de acordo com a espécie de tratar (vide textos sobre os insetos para melhor identificação). No caso de traça de cerais, os armários de cozinha e despensa deverão ser esvaziados para o tratamento, já que inseticida líquido será aplicado nos seus interiores. Em se tratando de traça de parede, será necessário pulverizar, com inseticida líquido, o interior de guarda-roupas e cômodas já previamente esvaziados. No caso de traça de livros, os livros e a estante, ou qualquer móvel que os armazenam, serão pulverizados com inseticida spray. A fim de evitar o contato direto com o produto, pedimos o afastamento de crianças, animais e pessoas idosas por período de 6 horas e pessoas muito sensíveis ou asmáticas, por 24 horas.

                                                                                                               < Voltar ao topo >